top of page

Threads: o que é e como usar para divulgar o seu negócio

Se você está antenado no mundo digital, provavelmente viu que nos últimos dias foi lançado o Threads, certo? Em menos de 24 horas, após o lançamento, a nova rede social da Meta alcançou 10 milhões de usuários ativos.


O concorrente do Twitter é uma grande aposta de Mark Zuckerberg para conectar negócios, empreendedores e consumidores. Além disso, o lançamento do Threads bateu de frente com um momento repleto de insatisfações geradas pela rede social de Elon Musk, especialmente após o dono da Tesla e SpaceX impor um limite de leitura de tweets para todos os usuários da rede, incluindo os assinantes do Twitter Blue.


Mas a pergunta que fica é: como você pode utilizar o Threads para divulgar o seu negócio? Se você tem dúvidas, saiba que a Método Agência vai te ajudar! Acompanhe a leitura para entender tudo sobre o assunto.


O que é Threads?


O Threads é uma rede social lançada pela Meta, empresa do Facebook e Instagram, no dia 5 de julho de 2023. O seu formato é de microblog focado em texto, semelhante ao Twitter — concorrente direto que apresenta a mesma usabilidade. Ele permite que os usuários façam posts de até 500 caracteres, compartilhem fotos e vídeos de até 5 minutos.


Para se ter uma ideia, o lançamento do app foi tão expressivo que em apenas 2 horas conseguiu obter 1 milhão de usuários, enquanto o Facebook precisou de 10 meses, o Instagram de 2 meses e meio e o ChatGPT de 5 dias para alcançar a mesma marca de pessoas.


Como funciona o Threads?


O funcionamento do Threads é bastante similar ao Twitter, como vimos até aqui. Os usuários criam seus posts, chamados de “thread”, através de mensagens curtas com até 500 caracteres.


As pessoas podem compartilhar seus pensamentos, expressar opiniões, experiências e promover seus negócios. Além disso, dá para curtir, comentar e compartilhar, seguindo o mesmo modelo do Twitter.


No entanto, o que difere uma rede social da outra é que o Threads ainda não possui a sessão de trending topics (os assuntos do momento) — bastante popular na rede do pássaro azul.


Outro ponto interessante sobre o Threads é que, por ele estar ligado diretamente ao Instagram, todos os usuários bloqueados no app de fotos e vídeos são também bloqueados no microblog.


Além disso, só é possível excluir o Threads caso você delete a sua conta no Instagram. Por outro lado, existe a opção de desativar a nova rede, mas não excluí-lo.


Abaixo, separamos um breve dicionário das principais funcionalidades do microblog para você se familiarizar:


  • Post: é a publicação feita dentro do app, assim como é nomeada na grande maiorias das redes sociais;

  • Thread: é uma sequência de posts iniciada sobre um assunto;

  • Reply: função de responder;

  • Repost: é divulgar o post de outro usuário em seu perfil;

  • Quote: é um repost com um único comentário ou thread.


Se você é usuário do Twitter, com certeza não sentirá dificuldades de utilizar o Threads. Afinal, são bastantes semelhantes mesmo!


Como fazer o cadastro na rede social?


O app está disponível para dispositivos iOS e Android e o cadastro é bem simples, na verdade. Veja o passo a passo:


1. Vá até o App Store ou Play Store e procure pelo nome do aplicativo;


2. Baixe-o e faça o login com sua conta do Instagram;


3. Escolha se deseja importar a foto de perfil, biografia e links. Se não quiser, é possível modificar essa parte;


4. Escolha as pessoas que deseja seguir. Aqui, você consegue acompanhar todas as contas que seguem no Instagram e também estão ativos no Threads.


Após seguir os passos anteriores, você pode publicar na plataforma. Caso queira mudar a privacidade do seu perfil, basta acessar o menu no canto superior direito e selecionar o item “Privacidade”, alterando do público para o privado, por exemplo.


Os usuários que não tem conta no Instagram, podem fazer o mesmo caminho e optar por “Criar conta” e seguir as orientações na tela.


As principais diferenças entre Threads e o Twitter


Por mais que sejam semelhanças, existem algumas diferenças entre o Threads e Twitter. Confira quais são:


  • Modelo de postagens: o Threads conta com a possibilidade de publicar textos curtos de até 500 caracteres, já o Twitter permite mais do que isso;

  • Visualização das publicações: no Threads, é possível escolher quem consegue responder seu post, seja entre os seguidores, seguidores específicos ou apenas as contas citadas. Por outro lado, no Twitter, qualquer pessoa pode responder aos tweet, exceto se você restringir as respostas;

  • Anúncios: as empresas conseguem anunciar no Twitter através da linha do tempo dos usuários. Já o Threads, ainda não apresenta essa funcionalidade, porém há perspectivas que seja inserido em breve.


Como usar o Threads para divulgar o seu negócio


Após sete dias de lançamento, o Threads conseguiu atingir 100 milhões de usuários no mundo todo. Diversas marcas, celebridades e influenciadores já aderiram a nova rede social.


Para divulgar o seu negócio na nova rede social, é imprescindível ter uma presença estratégica, que faça sentido para o seu negócio, público-alvo e jornada de compra do consumidor. Pensando nisso, você pode seguir algumas dicas para aplicar no seu negócio:


Estude sobre a plataforma


Se você nunca usou o Twitter e não sabe como funciona a dinâmica, entenda que o primeiro passo é estudar como uma rede social de microblog é utilizada. E por que citamos o Twitter? Simplesmente, porque o seu uso segue na mesma linha do Threads.


A nova rede social integrada ao Instagram tem como objetivo gerar interações, compartilhar pensamentos e promover discussões, predominante, em textos.


Além disso, o estilo de publicação é diferente do que você vê frequentemente no Instagram e Facebook, por exemplo. Por isso, é crucial estudar sobre a plataforma antes de publicar conteúdos que não são estratégicos.


Defina a estratégia de conteúdo


Ao compreender o dinamismo da rede social, é importante estruturar o conteúdo de acordo com seus objetivos de marketing e público-alvo. Compartilhe posts criativos e relevantes para os seguidores, sempre respeitando o tom de voz da marca.


Além disso, utilize o próprio Instagram como meio de divulgação de cada post no Threads. Dessa forma, fará com que mais pessoas vejam o que você compartilhou no microblog.



Use os recursos multimídia


Aproveite para postar fotos e vídeos que sejam relacionados aos seus produtos e serviços. Capriche nas mensagens curtas e criativas, juntamente com vídeos que chamam atenção do usuário.


Capriche na interação


Uma das características do Threads é a facilidade de interação, principalmente por texto. Nesse sentido, você pode criar uma rotina diária para construir relacionamentos e proximidade com sua base de audiência. Responda aos comentários e mensagens recebidas e participe de conversas públicas. Mantenha-se engajado na rede social.


Analise os resultados


Para saber o que está dando resultado ou não, é necessário monitorar e analisar as métricas da plataforma. Veja qual é o engajamento, as interações e o alcance das publicações.


Com base nisso, é possível criar novos conteúdos na mesma linha daqueles que tiveram bons resultados.



Vale lembrar que o Threads é uma rede social recente, ou seja, ainda é necessário observar bastante como será utilizado por parte dos usuários. Tudo é questão de tempo para você conseguir criar uma excelente estratégia e adaptar a rede no marketing da sua empresa.


Então, bora aproveitar essa tendência do mercado para divulgar sua empresa? Se precisar de ajuda para a construção de uma estratégia eficaz, conte com o time de especialistas da Método Agência!

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page