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Como aparecer no Google? Tudo sobre anúncios online e SEO

Atualizado: 24 de mai. de 2023

Hoje em dia, é fundamental que uma empresa esteja presente na internet. Afinal, aquela frase de “Quem não é visto, não é lembrado” faz total sentido na era digital. E é aí que surge a dúvida: afinal, como aparecer no Google? 🎯


O maior mecanismo de pesquisas do mundo agrega milhões de sites e estar presente nele é indispensável para as empresas. Entretanto, pelo alto volume de páginas criadas na internet, às vezes essa tarefa se torna difícil, principalmente para quem não domina as estratégias certas. Mas, fique tranquilo!


Neste artigo, a Método Agência preparou um conteúdo especialmente para você que busca aparecer no Google, seja de forma paga (através de anúncios) ou orgânica (por meio de técnicas de SEO). Vamos conferir tudo sobre o assunto? Acompanhe a leitura e vem com a gente!


Por que é importante sua empresa aparecer no Google?


A presença de uma empresa no Google é essencial. Para você compreender isso, vamos imaginar o seguinte cenário:


Você viajou de carro para uma cidade a 40 km de distância da sua. Porém, em um certo momento o seu veículo começa a ter alguns sinais de problema no motor. Você anda mais um pouco e, infelizmente, o carro para de funcionar.


O que você faz? Empurra-o até o acostamento. 🚗


Existem duas soluções: 1) aciona a sua seguradora; 2) liga para uma empresa de reboque de veículos. Se você não pode optar pela primeira opção, obviamente seguirá pela segunda, certo? Ok, e onde você vai descobrir uma empresa de reboque nessa cidade que não conhece tão bem?


No Google. ✅


Nesse caso, provavelmente sua pesquisa será “reboque em Pomerode” ou “guincho em Pomerode”, por exemplo. Após isso, aparecerá diversas empresas listadas. Elas aparecerão tanto em formato de anúncios, Google Meu Negócio e de forma orgânica — que são os sites sem investimento em mídia que aparecem na primeira página da busca.


E, então, conseguiu perceber a importância?


Se a sua empresa aparecer no Google, o seu cliente conseguirá encontrá-lo. Independente do dia, do horário ou da localização. Ou seja, é uma oportunidade de ser visto, ganhar novos clientes e aumentar o seu faturamento.


O que é e como utilizar os anúncios pagos do Google?


Para anunciar no maior mecanismo de pesquisas do mundo é necessário utilizar o Google Ads. Através dessa plataforma, o Google permite que empresas de todos os tamanhos consigam promover seus produtos e serviços por meio dos anúncios pagos.


Dessa forma, é possível alcançar pessoas que estejam procurando por aqui que você vende, com base em critérios de interesses e localização geográfica. Os anúncios são exibidos nos resultados de pesquisa do Google, em sites parceiros e também em aplicativos.


Porém, quando pensamos em “como aparecer no Google?” atrelamos totalmente aos anúncios na Rede de Pesquisa e anúncios de produtos no Google Shopping. Confira mais detalhes a seguir:


🔍 Rede de Pesquisa


É uma das principais formas de anunciar no Google Ads. Ao criar anúncios nessa rede, você pode exibir seus anúncios para pessoas que estão procurando por termos relacionados ao seu negócio.


É importante selecionar palavras-chave relevantes e criar anúncios persuasivos para atrair a atenção do público-alvo.


🛒 Google Shopping


Se você possui uma loja online, o Google Shopping é uma excelente opção para destacar seus produtos. Com esse formato de anúncio, é possível exibir imagens, preços e informações sobre os itens diretamente nos resultados de pesquisa.


Lembre-se de otimizar suas informações de produtos para obter melhores resultados.





As vantagens dos anúncios pagos


Existem diversas vantagens dos anúncios pagos, veja abaixo:


Mais visibilidade e alcance


Os anúncios pagos no Google permitem que as empresas alcancem um público amplo e diversificado.


Com bilhões de pesquisas feitas diariamente no Google, os anúncios pagos garantem que a sua empresa seja exibida nos resultados de pesquisa relevantes para os seus produtos ou serviços, aumentando a visibilidade e o alcance da marca.


Resultados rápidos


Essa é a forma mais rápida de como aparecer no Google. Ao contrário do tráfego orgânico, que muitas vezes requer tempo para ganhar visibilidade e gerar resultados, os anúncios pagos no Google podem fornecer resultados quase imediatos.


Assim que a campanha é ativada, os anúncios começam a ser exibidos e a direcionar tráfego qualificado para o site da empresa. Isso é ótimo para campanhas promocionais, eventos ou lançamentos de produtos, onde a rapidez na obtenção de resultados é essencial.


Flexibilidade e personalização


O Google Ads oferece uma ampla variedade de formatos de anúncios, desde em textos simples até anúncios gráficos, de vídeo e de compras de produtos. Isso permite que as empresas escolham o formato mais adequado para seus objetivos de marketing e adaptem seus anúncios de acordo com as preferências e comportamentos do público-alvo.


Ótima segmentação


O Google Ads oferece uma variedade de opções de segmentação que permitem direcionar seus anúncios para um público específico. É possível segmentar por palavras-chave, localização geográfica, idioma, interesses, demografia e muito mais.


Isso permite que sua empresa atinja exatamente as pessoas que têm mais chances de se interessar pelo que oferece, aumentando a relevância dos anúncios e melhorando a eficácia das campanhas.


Os aspectos de um bom anúncio no Google


Para você criar um bom anúncio ou até mesmo melhorar um já criado, é importante se atentar a uma série de parâmetros de avaliações. A seguir, separamos os principais aspectos:


  • Relevância do anúncio e palavra-chave: a relevância é muito importante para conseguir bons resultados. Por isso, é essencial verificar se as suas palavras-chave fazem sentido com seu anúncio e também se estão relacionadas à página de destino. Um anúncio relevante tende a ter mais cliques e conversões;

  • Taxa de cliques (CTR): é um indicador que mostra a quantidade de pessoas que clicam no anúncio em relação ao número de impressões. Para melhorar o CTR, é essencial escrever títulos e descrições atrativas, ou seja, trabalhar com copywriting em seus ads;

  • Qualidade da página de destino: a página deve oferecer uma boa experiência ao usuário, ou seja, que seja agradável, responsiva e rápida. A otimização do seu site é essencial para agradar o potencial cliente e aumentar as conversões, seja de vendas diretas ou leads.


Ok, e como garantir um bom posicionamento de anúncios no Google? Essa é a pergunta de ouro. A verdade é que não existe uma resposta exata, porque um anúncio bem posicionado depende da união de diversos fatores.


Porém, você deve fazer o seguinte para conseguir um bom posicionamento:


  • Otimizar o lance de acordo com o desempenho dos anúncios e da concorrência;

  • Segmentar o público-alvo corretamente;

  • Realizar testes de programação de anúncios em horários específicos do dia em que seu público está mais ativo;

  • Testar, testar e testar sempre.


A importância do SEO para aparecer organicamente


Ok, até agora comentamos sobre como aparecer no Google através dos anúncios online, também conhecido como “tráfego pago”. Porém, existe outra forma muito conhecida para aparecer sem pagar. Estamos falando do SEO.


O que é SEO e como funciona?


O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias utilizadas para melhorar a visibilidade de um site ou blog nos resultados de pesquisa orgânica do Google. Nesse sentido, você não precisa desembolsar nenhum centavo em anúncios.


Por outro lado, a estratégia de SEO envolve uma série de otimizações, seja no conteúdo, na estrutura do site, em tags HTML, na velocidade, nas imagens e em outros elementos que são importantes para o Google determinar o seu site ou blog relevante.


Para torná-lo efetivo, é importante realizar uma pesquisa de palavras-chave que fazem sentido e são importantes para o seu negócio. Com elas, é possível otimizar os conteúdos do site ou do blog, incluindo-as em títulos, descrições e nos diversos textos.


Além disso, a estrutura do site e tags ajudam na navegação e na indexação. Para isso, é essencial utilizar URLs amigáveis, criar uma arquitetura de links de maneira lógica e otimizar as tags HTML em H1, H2, H3, H4 e assim por diante.


A relação do conteúdo relevante para aparecer no Google


Criar um conteúdo relevante faz parte da estratégia de SEO e, principalmente, de aparecer no Google sem pagar. Para isso, é importante estruturar um conteúdo rico em informações, que ajudem o usuário de acordo com a intenção de busca.


Nesse caso, você deve criar um blog com artigos que entregam o que seu público pesquisa. Esse conteúdo necessita ter uma leitura lógica e de fácil entendimento. A melhor forma de fazer isso é estruturá-lo em subtítulos, listas ordenadas e não-ordenadas, utilizar negritos, itálicos e links.


💡 Aqui, na Método Agência, temos o nosso blog em que entregamos quinzenalmente um conteúdo extremamente rico aos nossos leitores.


Qual a diferença dos anúncios online para o SEO?


Essa dúvida é super comum e é muito importante que você entenda alguns detalhes. Como vimos até aqui, os anúncios online no Google exigem um orçamento mensal, seja de R$500,00, R$2.000,00, R$15.000,00 e por aí vai…


Já o SEO exige investimento em pesquisa, estruturação e muito conhecimento sobre o tema para aplicar no seu site ou blog.


Além disso, os anúncios trabalham com a divulgação da empresa e ofertas específicas. Já o SEO também faz isso, destacando o seu site no Google, entretanto é possível fornecer conteúdos ricos para os potenciais clientes. Nesse segundo caso, tem a intenção de captar leads para depois realizar ofertas de produtos ou serviços.


E uma das principais diferenças é o tempo de resultado.


Com o investimento em tráfego pago, a sua empresa tem chance de aparecer no Google de forma mais rápida. Em contrapartida, o SEO é uma estratégia de médio a longo prazo, porém dependerá dos seus objetivos (se a otimização é para uma palavra-chave ampla ou geolocalizada, se é para um produto de e-commerce muito pesquisado ou tem baixo volume de pesquisa, etc).



A escolha entre uma estratégia ou outra vai depender do que você deseja. Nós, por exemplo, recomendamos trabalhar com anúncios online e SEO em conjunto. Isso porque eleva o potencial da sua empresa aparecer no Google.


Na Método, realizamos estratégias de tráfego pago e orgânico para diversos clientes. Temos ótimos cases em ambas as estratégias, os quais resultam em ótimos resultados diariamente.


Se você tem interesse em saber mais, basta entrar em contato com nosso time para marcar uma conversa sem compromisso. 💜


Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler sobre o poder do marketing de conteúdo e entender como aplicar na sua empresa também. Até a próxima!


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