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As 5 Eras do marketing digital no Brasil

O marketing é uma das áreas mais dinâmicas e em constante evolução no mundo dos negócios. Mas, você sabe quais são as 5 eras do marketing digital? 🤔


Desde a sua ascensão, as estratégias têm mudado rapidamente para acompanhar os avanços tecnológicos do mercado e comportamentais dos consumidores.


Desde os primórdios da internet, e mesmo antes dela, até os dias de hoje, houve diferentes tipos de focos na relação entre empresas e clientes. Isso refletiu no mundo todo, inclusive no Brasil.


Se você é um profissional de marketing ou um empreendedor é importante ficar por dentro das tendências e obter ideias para suas estratégias digitais. Pensando nisso, a Método Agência preparou este artigo para comentar sobre as 5 Eras do marketing digital.


Quer saber detalhes? Continue a leitura e vem com a gente!


Quais são as 5 eras do marketing digital?


Philip Kotler, o pai do marketing, desenvolveu as 5 Eras do marketing digital para descrever a evolução do comportamento das empresas e dos consumidores ao longo do tempo.


Essas Eras fornecem insights valiosos sobre alterações no mercado. Cada geração tem seu foco e suas características específicas. Ao entender essas diferenças, as empresas podem ajustar suas estratégias e se adequar ao cenário, inclusive você.


Segundo Kotler, os 5 estágios do marketing digital são:


Marketing 1.0

Começou com o início da industrialização e focava na cadeia produtiva para oferta de produtos.


Marketing 2.0

O cliente passou a ter mais espaço nas estratégias das empresas. Com a ascensão da internet, o marketing precisou se adaptar e ter foco no público-alvo.


Marketing 3.0

As empresas começaram a se preocupar em gerar valor para a sociedade e equilibrar lucros com responsabilidades sociais, além do foco em apenas vender produtos.


Marketing 4.0

Coincide com o surgimento de novas tecnologias e das mídias sociais. Assim, destaca a necessidade de uma abordagem mais conectada e focada no consumidor, com a personalização e a criação de experiências mais próximas do cliente.


Marketing 5.0

Este é o estágio atual do marketing, que prioriza o uso da tecnologia para melhorar a qualidade de vida e o relacionamento com as pessoas, sem deixar de priorizar o cliente.


A importância do Marketing 5.0 para sua empresa


Dentre as Eras que comentamos anteriormente, é importante focar no Marketing 5.0. Isso porque é o momento atual onde as empresas buscam criar conexões profundas com seus clientes, atendendo às suas necessidades de um modo personalizado.


Nesse sentido, todas as estratégias atuais são centradas em proporcionar uma experiência ao consumidor, com o objetivo de criar uma proximidade e gerar interações significativas com ele. Isso se dá desde a preparação e entrega de um produto, mas também por meio de como a empresa se comunica nas redes sociais e realiza o seu atendimento.


Outro ponto essencial do Marketing 5.0 é a valorização da humanização e da empatia. Hoje em dia, não funciona mais fazer um post no Instagram com foto de banco de imagens, por exemplo. As pessoas estão cada vez mais conscientes do que é superficial ou não. Por isso, é fundamental investir em estratégias eficazes de marketing de conteúdo.


É através de um bom conteúdo que você conseguirá construir confiança e fidelidade. Ao entender as dores e desejos dos consumidores, fica mais fácil de criar campanhas e conteúdo que engajam e, consequentemente, convertam em vendas.


No Brasil, muitas pessoas já têm esse entendimento e consciência sobre a importância do conteúdo. Porém, comparado aos EUA, por exemplo, temos muito a aprender e a evoluir.


Por outro lado, caso tenha uma pequena, média ou grande empresa, saiba que o Marketing 5.0 precisa fazer parte do dia a dia, seja através de uma equipe de marketing interno ou de forma terceirizada, com o auxílio de uma agência de marketing digital, como a Método Agência.


Como era o marketing há algumas décadas?


Ao longo das últimas décadas, o marketing atravessou diversas mudanças significativas, como você percebeu pela explicação anterior sobre as 5 Eras do marketing digital.


Há cerca de 20 anos, o marketing digital era ainda uma área emergente, com poucas empresas interessadas em investir em estratégias digitais. Afinal, o acesso à internet passou a se disseminar no Brasil principalmente a partir dos anos 2000.


Nesse sentido, se pensarmos em 10 anos atrás, foi quando as empresas começaram a perceber o potencial do marketing digital e começaram a investir em estratégias de SEO, marketing de conteúdo e mídias sociais.


A proliferação de smartphones e a popularização da banda larga ajudaram a impulsionar essa transformação.


Há 5 anos, mais ou menos, as empresas começaram a enxergar o marketing digital como uma necessidade essencial para alcançar resultados e se conectar com o público.


E, há pouco tempo, com a pandemia do Covid-19, a necessidade de se manter conectado e em contato com clientes aumentou consideravelmente.


A transformação digital se acelerou neste período, com pessoas trabalhando em home office e mais consumidores comprando online. Ou seja, tornou-se indispensável para empresas que desejam ter relevância no mercado.


Por que o marketing digital é importante para pequenas e médias empresas?


O marketing digital é extremamente importante para pequenas e médias empresas., especialmente no início do negócio. Isso porque é preciso investir em estratégias digitais para atrair os primeiros clientes e a persona idealizada.


Outro motivo para investir no marketing digital é porque permite que as empresas alcancem um público muito maior.


Imagine se você dependesse apenas de distribuição de panfletos, anúncios em jornais locais, em rádios ou até mesmo outdoor? Você não teria um lucro tão efetivo quanto o digital proporciona.


Com as ferramentas e estratégias certas, é possível alcançar pessoas em diferentes locais, segmentar o público e personalizar a mensagem de acordo com as preferências e necessidades de cada um.


Além disso, com o marketing digital, é possível medir e monitorar os resultados das campanhas e estratégias implementadas com rapidez e precisão.


Isso facilita a tomada de decisões e possibilita que as empresas se adaptem mais rapidamente às mudanças de mercado e aos requisitos dos clientes.


Conclusão


Entender as 5 eras do marketing digital é essencial para saber em que fase estamos e as tendências do momento.


Cada era tem suas particularidades e formas de trabalhar, desde o início da internet até os dias atuais. Hoje, mais do que nunca, as empresas sabem que o digital é um diferencial e, principalmente, é essencial.


Todos as pessoas têm perfis nas redes sociais e fazem compras online a todo instante, o que traz inúmeras oportunidades de negócios.



Mas, e como estão as suas estratégias de marketing digital? É uma pergunta necessária para se pensar, principalmente se você deseja alcançar novos voos com seu negócio no digital.


Uma boa solução para se manter atualizado é buscar por um parceiro na área, como uma agência de marketing digital, por exemplo.


A Método Agência é uma agência de marketing digital em Tijucas/SC, que atende diversas empresas da região e também do Brasil. E podemos ser a parceira que você precisa para ajudá-lo a atingir seus objetivos!


Entre em contato conosco por WhatsApp e converse com um dos nossos especialistas para saber como podemos trazer resultados para a sua empresa!


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