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6 tendências para as redes sociais em 2023

As redes sociais são indispensáveis para qualquer dono de empresa. Se você tem um negócio de médio a grande porte, saiba que é importante se conectar com seus clientes para conquistar um público cada vez maior. Por isso, é fundamental entender sobre as tendências para as redes sociais em 2023.


Existem diversos fatores primordiais para você compreender e aplicar no Instagram, Facebook, TikTok e outras redes com o objetivo de manter a sua empresa competitiva, viva e inovadora no mercado.


Por isso, nós, da Método Agência, preparamos este super conteúdo com as 6 tendências para as redes sociais que vão bombar neste ano.


Desde a importância dos microinfluenciadores até a criação de comunidades, vamos abordar os principais pontos para destacar o seu negócio na internet e ficar à frente dos concorrentes. Acompanhe a leitura!


1. Microinfluenciadores 👥


Nos últimos anos, os influenciadores digitais ganharam destaque e se tornaram uma das principais estratégias de marketing digital para promover produtos e serviços. Por outro lado, com a popularização dessas pessoas, a concorrência aumentou bastante e os preços para contratar grandes influenciadores simplesmente dispararam.


Nesse sentido, os microinfluenciadores ganharam força, não só por ter um custo mais baixo, mas também por apresentar mais efetividade em muitos casos.


Ok, mas qual é a diferença de um para outro?


Os microinfluenciadores são pessoas que possuem entre 10 mil a 80 mil seguidores, ou seja, têm um público menor, porém mais específico e engajado. Esses profissionais conseguem criar uma conexão mais próxima de seus seguidores, sendo capazes de gerar o senso de comunidade em torno de seus interesses.


Algumas das principais vantagens de contratar influenciadores menores são:


  • Valor de investimento mais acessível;

  • Geração de conteúdos orgânicos e naturais;

  • Atração de um público mais engajado.


Você, dono de empresa, pode investir sem medo nessa estratégia para bombar suas redes sociais, pois a comunicação dos microinfluenciadores é mais direcionada para atingir públicos específicos. Por isso, vale a pena investir em profissionais do seu nicho de mercado e que contam com seguidores engajados em 2023.


2. Vídeos curtos 🤳


Provavelmente, você já ouviu as palavras “TikTok” e “Reels”, não é mesmo? Há alguns anos, o TikTok foi uma rede social repleta de vídeos de danças e coreografias. Hoje em dia, apesar de ainda existir esse tipo de conteúdo, ele é muito mais do que isso! E o Reels, do Instagram, segue no mesmo caminho.


Os vídeos curtos são muito populares nas redes sociais. Isso porque permitem a criação de vídeos criativos e envolventes, o que se manterá em alta durante este ano.


Além dessas duas principais plataformas, existe também o YouTube Shorts, o qual segue a mesma dinâmica do TikTok e Reels, mas está inserida dentro da maior rede social de vídeos do mundo.


A principal vantagem dos vídeos curtos é a capacidade de captar a atenção das pessoas em poucos segundos.


O motivo? Cada vez mais os usuários buscam por conteúdos rápidos para conferir uma novidade. Hoje em dia, os jovens, por exemplo, não têm mais paciência para assistir um vídeo acima de 10 minutos. Pelo contrário! Preferem vídeos de 60 segundos.


Além disso, os vídeos curtos também são mais fáceis de serem produzidos do que os vídeos longos. O que é perfeito para empresas de médio a grande porte, pois com aplicativos para celular é possível criar um excelente material para publicar na internet.


Outro fator interessante é que você pode utilizar os vídeos curtos para:


  • Mostrar detalhes e explicar como seus produtos funcionam;

  • Apresentar os bastidores do negócio;

  • Criar vídeos com as pessoas que trabalham com você;

  • Postar dicas e tutoriais que são úteis para os seguidores.


Por conta de tudo isso, os vídeos curtos estão na lista de tendências para as redes sociais em 2023.


3. Automação 🤖


A automação já é uma realidade muito presente em empresas de diversos segmentos. Com a crescente utilização de chatbots e Inteligência Artificial, muitos processos que eram executados por pessoas passaram a ser automatizados para otimizar o tempo, aumentar a eficiência e reduzir custos.


E sabia que você pode fazer o mesmo? Pois é!


Por exemplo, você pode utilizar algumas ferramentas para facilitar o atendimento ao cliente, automatizando o processo inicial de dúvidas. Dessa forma, é possível oferecer um retorno mais rápido e eficiente às pessoas.


O ManyChat, em particular, é uma automação que permite criar chatbots personalizados no Facebook, Instagram e WhatsApp. Com ele, você pode criar fluxos de conversas que respondem às principais dúvidas dos clientes, vender produtos no automático e coletar informações importantes.


Maravilhoso, né? Vale a pena apostar nessa tendência e aplicar no seu negócio!


4. Conteúdo humanizado 🧑‍🤝‍🧑


Essa é uma das tendências para as redes sociais que você deve aplicar constantemente. Sabe por quê? Basicamente, as pessoas buscam cada vez mais por conteúdos orgânicos, sem grandes produções gráficas ou totalmente engessadas.


O conteúdo humanizado envolve a criação de fotos, vídeos e artes que tornam a marca mais “carne e osso” e acessível. Em vez de focar somente nos produtos e serviços, as empresas devem trabalhar com histórias, conexões emocionais e geração de experiências. Dessa forma, é possível vender e criar uma marca única no mercado.


Essa abordagem é muito eficaz nas redes sociais, pois mostra um conteúdo mais natural, a verdadeira realidade e as imperfeições da vida. Não concentra-se apenas no “perfeito”, mas sim na autenticidade.


Você pode aplicar em seu negócio de algumas formas:


  • Criação de vídeos com histórias dos colaboradores;

  • Criação de vídeos com histórias para datas sazonais ou causas sociais;

  • Publicação de depoimentos de clientes;

  • Postagem de fotos sem grandes tratamentos estéticos;

  • Parcerias com microinfluenciadores;

  • Entre outros.


Aqui, na Método Agência, valorizamos muito este tipo de conteúdo, pois acreditamos que é uma estratégia que gera resultados, conecta e transforma a imagem de uma empresa. Por isso, buscamos aplicar o conteúdo humanizado em todos os nossos clientes. 😀


Abaixo, você pode conferir alguns dos trabalhos da Método que seguem a proposta de humanização:



















5. Autenticidade 💖


A autenticidade é fundamental para os negócios que querem se destacar nas redes sociais. Isso porque os consumidores preferem comprar das marcas que geram mais conexão e interagem com eles. Além disso, as pessoas esperam que as empresas sejam mais transparentes e sinceras em sua comunicação e aç


ões.


Uma marca autêntica é reflexo de uma excelente estratégia de comunicação, a qual foi criada para ser aplicada de forma clara e coerente. Através disso, os clientes sentem que estão interagindo com pessoas reais.


Por isso a Lu, da Magalu, é um grande sucesso, assim como o Baianinho, da Casas Bahia. Essas duas empresas conseguiram transformar um CNPJ em CPF. Ou seja, existem personagens humanizados em frente a duas empresas gigantescas. Isso é ser autêntico.


Entretanto, não significa que você precisa criar personagens iguais a Lu e o Baianinho para sua empresa. É possível trazer autenticidade através da publicação de fotos e vídeos no feed e publicações constantes nos stories do Instagram.


A dica para fazer isso com mais facilidade é contar com o apoio de uma agência de marketing digital. Assim, é possível criar uma sequência de conteúdos que expressam todos os valores do seu negócio e atraem novos clientes.


6. Criação de comunidades 📣


A criação de comunidades também está na lista de tendências para as redes sociais em 2023. Ela é uma consequência da criação de conteúdo humanizado e também da autenticidade.


As empresas que fazem publicações autênticas e naturais atraem seguidores mais engajados e fiéis, que não focam apenas no conteúdo, mas se conectam com os valores e princípios da marca de uma forma mais profunda.


Quando os seguidores ficam mais conectados, automaticamente, criam uma comunidade em torno da marca. Essa geração de comunidade pode surgir de diferentes formas, desde grupos no Facebook, fóruns em sites da marca ou até mesmo em hashtags no Instagram ou Facebook.


A consequência disso é totalmente positiva, pois gera mais engajamento, senso de pertencimento, aumento de recomendações e feedbacks positivos sobre a marca.



E, então, gostou de conferir as principais tendências para as redes sociais em 2023? Aplique-as durante este ano para manter sua empresa atualizada e dentro das novidades.


Se você busca por uma agência para aplicar tudo isso e muito mais, saiba que a Método pode te ajudar!


Somos focados em resultados e sabemos da importância de trabalhar com microinfluenciadores, criar vídeos curtos, gerar conteúdos humanizados e autênticos, automatizar processos e garantir o senso de comunidade em torno da empresa.


Entre em contato com a gente e marque uma conversa sem compromisso! Será um prazer decolar seus resultados nas redes sociais em 2023. Até mais! 🚀

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